To joseelias: Rajada - The TrekEarth Forums

Forums

Go Back   The TrekEarth Forums >

Notices

Reply

Thread Tools Display Modes

Great joseelias 2005-02-21 8:58

Tem sido em vão que tenho esperado pela chuva e poder fotografar pessoas com chapéus de chuva… é algo que quero experimentar mas S. Pedro não se compadece com os meus desvarios “artísticos” ao que parece… ;-)

A opção de anular o céu é excelente e aumenta de facto a sensação de opressão pois não existem espaços abertos. Igualmente o aspecto da arquitectura fria e austera acentua esta sensação. Quanto à composição gosto do posicionamento do homem mas confesso que preferia se ele estivesse uns dois passos à frente. Essa quase saída do enquadramento iria aumentar a tensão da composição em particular pelo espaço vazio ao centro parece-me. Seria como captar uma passagem fugaz de alguém num local deserto.

Não sei se o fazes, mas tirar fotos em rajada é algo que acho muito útil nestas situações, pois para além de captares o enquadramento que te parece bom, por vezes descobres que os momento a seguir afinal têm mais força e formam melhores imagens.

Old 02-21-2005, 05:51 PM
Galeota Galeota is offline
TE Expert

Default To joseelias: Rajada

Curioso. Nunca pensei tirar fotos em rajada mas provavelmente deve ajudar. Obrigado pelo comentário bastante completo.
Reply With Quote
Old 02-21-2005, 07:32 PM
joseelias joseelias is offline
Guest

Default Re: To joseelias: Rajada

Em certas situações em que não tenhas a certeza do melhor enquadramento até podes começar a "disparar" antes do suposto melhor momento. (Esta linguagem está a ficar um bocado bélica...)

Claro que tens que ter em atenção duas questões.

Uma é que a tirar fotos assim as mãos podem tremer mais que numa simples imagem pelo que garante que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para ficar com a nitidez que desejas em todas as imagens.

A segunda é o espaço que ocupa no cartão, já que mesmo apagando algumas imagens vais sempre decidir ficar com duas ou três para escolher mais correctamente no PC, em vez da unica que tirarias tradicionalmente.

Aliás, e por contradição com o que disse acima, também uso esta técnica de fotos em rajada em situações de pouca luz e motivos mais ou menos estáticos sem teres apoio para a máquina. Por exemplo se a velocidade do obturador for de 1/40 ou 1/30 (excepcionalmente 1/20), usando a rajada consegues garantir que pelo menos uma das fotos fique nítida (normalmente a segunda ou terceira). Isto é muito útil para interiores de igreja, ou para imagens em que pretendes que os edifícios fiquem focados mas as pessoas fiquem com blur de movimento por exemplo. Claro que aqui o consumo do cartão é altíssimo pois só em situações excepcionais consegues ver claramente quais são as imagens que não ficaram claramente focadas e as podes apagar. Mas mais uma vez vais reservar umas 3 ou 4 para escolha posterior.
Reply With Quote
Old 02-21-2005, 09:10 PM
Galeota Galeota is offline
TE Expert

Default Re: To joseelias: Rajada

Sabes, a forma como eu habitualmente fotografo nunca inclui várias variantes do mesmo sujeito. Penso que deva ser um reflexo dos tempos em que utilizava um filme, e que cada fotografia estragada tinha um impacto doloroso no porta moedas. A verdade é que hoje em dia, quando vou passear a máquina fotográfica, nunca tiro geralmente mais de 15 ou vinte fotografias durante o dia inteiro. Óbviamente isto resulta em duas ou três que se aproveitam e que eu tento explorar ao máximo (ou seja da forma como eu as entendo estéticamente). deveria realmente tentar combater estes velhos reflexos mas não é evidente...
Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules